Quando falamos em vendas digitais, uma das primeiras coisas que entra na lista de necessidades para uma conversão de sucesso é a geração de leads. Conhecer os perfis de leads (SQL, MQL, PQL) é sinônimo de voar nas vendas. Porém, é importante sempre lembrar que para captar leads é preciso um planejamento eficiente, afinal, de nada adianta querer gerar uma quantidade absurda sem uma estratégia.
Quais são os perfis de leads? Conheça e aprenda a usar as siglas SQL, MQL e PQL a favor da sua loja de carros. Nesse artigo vamos te explicar melhor sobre o assunto!
Perfis de lead
- SQL
- MQL
- PQL
Marketing Qualified Lead (MQL)
O Lead Qualificado pelo Marketing é aquele que foi aprovado pelo marketing e será passado ao time comercial.
O MQL está mais avançado no quesito jornada de compra e podem ser identificados, por exemplo, por terem material de fundo de funil. No geral, o Marketing Qualified Lead consome conteúdo com maior elaboração, ou seja, já conhecem o que você está vendendo.
No caso de uma revendedora de carros, um MQL poderia ser alguém que visitou o site da revendedora, preencheu um formulário de contato ou baixou um material informativo sobre um modelo de carro específico.
Outro ponto importante do MQL que precisa ser levado em consideração é a autonomia que esse lead tem em conhecer os problemas e dores da sua empresa. Sendo assim, ele está aberto ao time comercial e sua abordagem.
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Product Qualified Lead (PQL)
O Lead Qualificado pelo Produto é aquele que foi qualificado por utilizar o produto ou serviço que a sua marca fornece.
Um PQL para uma revendedora de automóveis é um cliente potencial que demonstrou interesse específico em comprar um automóvel. Eles podem ter visitado a concessionária, feito um test drive, ou fornecido informações de contato e interesse em um modelo específico.
Esses leads são altamente valiosos para a concessionária, pois indicam um alto potencial de conversão em vendas e podem ser priorizados no processo de vendas.
Sales Qualified Lead (SQL)
SQL (Sales Qualified Lead) é um MQL que já foi qualificado pelo time de vendas e está mais próximo de realizar uma compra. Em outras palavras, um SQL é um potencial cliente que tem um interesse mais avançado no produto, já foi contatado pela equipe de vendas e tem mais chances de fechar negócio.
Para uma revendedora de carros, um SQL pode ser alguém que já visitou a loja física, fez um test drive ou já teve contato com a equipe de vendas e demonstrou interesse em comprar um carro.
Neste ponto, a equipe de vendas deve continuar nutrindo o relacionamento com o SQL, oferecendo mais informações e benefícios, até que ele se torne um cliente efetivo.
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