Pré-Vendas E Sua Importância

Entender sobre pré-vendas e sua importância é essencial para quem deseja se destacar, principalmente quando estamos falando de alta concorrência.

Compartilhe

Não há muito desentendimento quando falamos no termo “vendas”, não é mesmo? Mas já ouviu falar de “pré-vendas”? O termo é relativamente novo e vem sendo cada vez mais usado. Entenda pré-vendas e sua importância

Se você trabalha com vendas, independente do segmento, é importante entender que toda a negociação é dividida em etapas, sendo todas elas de suma importância.

Neste artigo você vai entender um pouco mais da etapa de pré-vendas em um processo comercial, porém voltado para o ramo automobilístico. Mas, claro, é possível aplicar muitas dicas que serão dadas aqui para diferentes nichos.

Pré-vendas e sua importância: o que é

A primeira coisa que devemos responder sobre pré-vendas e sua importância é justamente a definição desse termo. Pré-vendas, como o próprio prefixo já sugere, é uma etapa antecessora à venda.

Antigamente o processo comercial era designado apenas pela venda, mas notou-se que havia muitas situações onde a negociação ainda não cabia. 

Além disso, possíveis consumidores estavam muito “frios”, fazendo com que o time de vendas perdesse muito mais tempo no processo do que deveria.

Eis que surge a separação de vendas x pré-vendas. A etapa de pré-vendas é, na verdade, uma “venda para a venda”. O papel desse profissional é fazer com que ele efetivamente tenha interesse na venda.

Então, sobre a pré-vendas e sua importância, podemos falar que é uma forma de trabalhar mais os possíveis clientes para que eles de fato convertam.

Além do mais, é uma maneira de filtrar melhor as pessoas que efetivamente têm o potencial de compra. Alguém que não tem perfil de cliente é logo cortado nas pré-vendas. 

A partir do momento que essas duas etapas são bem definidas, bem como o papel de cada profissional, o processo ganha mais robustez e passa a rodar de maneira mais fluida. 

Veja a seguir algumas formas de trabalhar com pré-vendas no ramo do automobilismo.

Pré-venda online

A pré-venda online normalmente ocorre quando o possível cliente chama em algum chat, manda e-mail ou coisa do gênero. Ou seja, você tem o contato através do meio virtual.

Talvez o lead venha em busca de alguma informação sobre os benefícios do produto ou diretamente saber sobre o preço.

Nesse segundo caso, é importante que o pré-vendedor tenha jogo de cintura para desvincular aquela negociação do preço. 

Primeiramente é preciso fazer com que ele enxergue mais valor a ponto de querer conhecer o automóvel mais de perto.

E a pré-venda não está relacionada apenas com passar informações sobre os benefícios que o carro promoverá à vida da pessoa, mas dar o suporte necessário que ela precisa.

Pré-venda por carteira de clientes

Mesmo para aqueles que já são clientes, entender sobre pré-vendas e sua importância faz toda a diferença.

É importante que o pré-vendedor traga o possível cliente para mais dentro de casa.

Já sendo um velho conhecido, a negociação acaba sendo mais transparente, o que é ótimo para o processo.

Prospecção ativa

Outra forma de realizar pré-venda é com a prospecção ativa. Ou seja, não há nenhum contato prévio com o possível cliente, é preciso caçá-lo! 

Enfim, aprimore sua etapa de pré-vendas e não deixe de colocá-la no processo de vendas, fará toda a diferença nos seus resultados.

Se você deseja aprimorar ainda mais o seu processo comercial, indo da pré-venda ao pós-venda com excelência, não se esqueça de investir em ferramentas que subsidiem tudo isso.Agora que você sabe sobre pré-vendas e sua importância, conheça um pouco mais das soluções da AutoKeet, com certeza o seu processo será revolucionado.

Leia também

Quer receber conteúdos exclusivos sobre marketing digital automotivo?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos