O futuro do mercado automotivo

Conheça as promessas para o futuro do mercado automotivo e como o seu negócio pode aproveitá-las para gerar oportunidades.

Os avanços na mobilidade impactaram o mercado automotivo e modificaram a maneira como os usuários se relacionam com os meios de transporte. Se antes adquirir um veículo era uma necessidade, hoje o consumidor conta com diferentes opções para solucionar suas demandas e o futuro promete ainda mais flexibilidade.

Com isso, podemos observar um movimento do mercado para garantir que os negócios sejam capazes de atender as diferentes necessidades do consumidor, sejam quais forem. E, neste cenário, o custo-benefício de um veículo nem sempre é o principal atrativo para o público.

As novas tecnologias proporcionam mais possibilidades, o que exige das empresas uma mudança estratégica na abordagem para garantir que o seu público ideal seja impactado. Neste conteúdo, você vai conhecer mais sobre as tendências para a mobilidade e o mercado. Boa leitura!

Futuro da mobilidade

Ao passo em que as necessidades das pessoas mudam, suas maneiras de se locomover também tendem a seguir o mesmo movimento. Exemplos recentes de mudanças coletivas foram percebidos no período pandêmico, que acelerou a transformação digital em diversas áreas e, consequentemente, também deixou marcas no mercado automotivo.

O contexto impulsionou práticas que, em condições normais, levariam muito mais tempo para serem desenvolvidas e implementadas. E, com o surgimento de novas demandas na sociedade, é natural que a mobilidade faça parte deste conjunto de mudanças.

Conectividade e Inteligência Artificial (IA)

Entre as tendências que surgiram para ficar, está a Inteligência Artificial (IA). Graças aos avanços desse recurso, carros autônomos já são uma realidade e ganham mais força com o avanço das tecnologias digitais no mercado. Entre as vantagens, podemos destacar:

  • Mais segurança no trânsito, com sensores aprimorados para prevenir acidentes causados por erro humano (motivados por fadiga, falta de atenção etc);
  • Maior eficiência e fluidez no tráfego, graças à conexão entre diferentes dispositivos com veículos conectados e capazes de se comunicarem entre si;

Mais acessibilidade, que permite às pessoas com mobilidade reduzida dirigir com autonomia.

Veículos elétricos

Apesar de não ser uma novidade, a mobilidade elétrica faz parte de um movimento de conscientização ambiental e está em ascensão com os avanços das tecnologias para o mercado automotivo.

Além de promover a sustentabilidade e impactar nas emissões de carbono, os veículos elétricos ainda entregam benefícios como:

  • Economia no abastecimento, uma vez que o valor da recarga é mais em conta se comparado aos combustíveis tradicionais como gasolina e diesel;
  • Redução de custos com manutenção, já que os motores de veículos elétricos possuem uma mecânica mais simples em comparação ao sistema de combustão;
  • Independência energética, pois permitem o uso de fontes renováveis de energia e diminuem os impactos causados pela flutuação do mercado de petróleo.

Mobilidade compartilhada

Atualmente, já presenciamos uma variedade de iniciativas de compartilhamento de veículos, como os aplicativos de caronas, e a demanda dos usuários passa a ser cada vez maior para soluções semelhantes. 

Essa mudança nos padrões de consumo é impulsionada por uma série de vantagens obtidas pela adesão aos veículos compartilháveis, como:

  • Flexibilidade para escolher o meio de transporte que se adequa melhor às necessidades específicas dos usuários;
  • Redução de congestionamentos em decorrência da diminuição de veículos particulares circulando;

Redução dos impactos ambientais, melhorando a qualidade de vida da sociedade como um todo.

Tendências do mercado automotivo

Acompanhar as mudanças do mercado automotivo não é apenas um diferencial competitivo, mas também uma questão de sobrevivência para quem deseja garantir sua fatia de mercado.

E, diante deste novo contexto, conquistar o público exige ainda mais das empresas, que competem tanto no desempenho dos veículos, como na prestação do serviço e seus diferenciais.

Hoje, mais importante do que estar aberto a ampliar seu leque de opções, é saber como oferecer seus produtos ou soluções da melhor maneira e cativar seus clientes com a sua melhor oferta.

Programas de assinatura

Flexibilidade é uma palavra importante para o futuro do mercado automotivo, e programas de assinaturas de veículos já são uma tendência e respondem bem às mudanças de prioridades dos usuários.

É possível, por exemplo, adquirir planos que variam por quilometragem ou períodos de tempo, sendo ideais para demandas como:

  • Uso por períodos curtos, como é o caso de usuários que buscam na assinatura de veículos mais flexibilidade para atender seu estilo de vida;
  • Experimentação de diferentes modelos de carros, sem a necessidade de compra;
  • Comodidade em não precisar se responsabilizar por manutenções de rotina que estão, geralmente, incluídas no pacote de assinatura.

Comunicação segmentada

Cada vez mais, diferentes perfis de usuários estão buscando adquirir veículos que correspondam às suas expectativas específicas. E, conforme vamos evoluindo, é esperado que as novas gerações tenham exigências diferentes – tanto no que se trata da comunicação com marcas quanto para negociações propriamente ditas.

Por isso, quem trabalha no mercado automotivo precisará adaptar suas mensagens e comunicações tornando-as mais atraentes para cada público a partir de iniciativas como:

  • Uso de estratégias de segmentação para potencializar o tráfego de usuários na venda de veículos, com a criação de mensagens personalizadas para grupos de clientes com interesses em comum em diferentes canais (on e offline);
  • Oferta de experiências personalizadas durante todo o processo – do pré ao pós-vendas -, para identificar oportunidades de evoluir o serviço para o consumidor;
  • Adoção de recursos que automatizam a oferta de produtos ou serviços mais relevantes de acordo com o perfil dos usuários.

Marketing ágil para o mercado automotivo

Algumas práticas de marketing digital já estão presentes no dia a dia de revendedores de veículos – como é o caso do tráfego pago -, e não são, necessariamente, novidade. Entretanto, o marketing ágil é uma proposta que sugere a união de metodologias que aceleram os processos da área e abrem oportunidades como:

  • Condução de testes A/B para otimização de campanhas e identificação de oportunidades de venda com diferentes tipos de materiais gráficos e mensagens;
  • Automação para geração e nutrição de leads de acordo com as etapas do funil de vendas e acompanhamento de relatórios de retenção, conversão e outros;
  • Integração de canais de comunicação para oferecer experiências personalizadas aos usuários de maneira consistente e com foco na fidelização.

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Conforme visto no artigo, a realidade do mercado muda conforme mudam os hábitos e comportamentos dos consumidores que, hoje, observam diferentes critérios além da potência na hora de escolher um veículo próprio.

O conceito de mobilidade, neste cenário, envolve e considera diferentes aspectos para ser considerado eficiente.

Impactos causados na rotina do consumidor e até os potenciais efeitos nocivos gerados ao meio ambiente são objetos de discussão no atual contexto e influenciam diretamente na tomada de decisão do público consumidor.

E, assim, o mercado de concessionárias e revendas de automóveis se torna ainda mais competitivo e exige das empresas cada vez mais habilidade de se adaptar e ajustar estratégias para abraçar as exigências atuais dos usuários.


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