As técnicas de vendas utilizadas hoje são bem distintas daquilo que era pregado há alguns anos. O atendimento humanizado na venda de veículos, por exemplo, está sendo cada vez mais exaltado.
E isso não vale apenas para o ramo de automóveis, mas para qualquer segmento que trate com o Comercial. Estando a concorrência cada vez mais acirrada, é importantíssimo acompanhar as movimentações do mercado.
Aqui você vai entender do que se trata o atendimento humanizado e como é possível implementar essa técnica de vendas no dia a dia de uma concessionária de veículos.
Atendimento humanizado na venda de veículos: o que é
Antes de prosseguirmos é importante entender o que é o atendimento humanizado na venda de veículos.
O atendimento humanizado é uma técnica de venda totalmente oposta daquele comportamento invasivo e mais bruto dos vendedores, cujo objetivo era vender, custe o que custar.
Na verdade, o atendimento humanizado não busca um número de venda, mas, sim, uma solução especial para cada cliente. É uma forma de promover uma experiência agradável, facilitando tanto para o vendedor quanto para o cliente.
Tudo isso é uma corrente que tem como principais objetivos aumentar, sim, o número de vendas, mas, também, apagar um pouco aquele sentimento ruim que os clientes sentem quando escutam a palavra “vendedor”.
O objetivo do atendimento humanizado na venda de veículos é promover ao consumidor exatamente aquilo que ele precisa.
Se ele necessita de um carro popular, por exemplo, não há motivos para tentar vender um carro de maior valor. Não é a necessidade dele.
Como realizar um atendimento humanizado
O intuito do atendimento humanizado na venda de veículos é deixar o cliente à vontade.
Sabemos que a compra de um veículo não é algo simples, visto que é um grande investimento. As dúvidas são diversas, então tente deixar o cliente à vontade para explorar as oportunidades.
O ponto chave do atendimento humanizado é o diálogo. A partir de uma boa conversa será possível entender qual é o problema do cliente e como você poderá ajudar com aquilo que tem a oferecer.
Outra coisa importante é em relação à transparência. Seja transparente com os seus clientes, não tente pintar um cenário que não corresponda com a realidade apenas para vender.
Manter uma boa relação em todas as etapas de venda é fundamental, inclusive no pós-venda.
Aliás, tratando-se de vendas de seminovos, o pós-venda é muito, mas muito importante (não é incomum o contato dos clientes após alguns dias ou semanas usando o veículo).
É preciso saber lidar com esses clientes de uma forma positiva para que a experiência seja a melhor possível para ambos os lados.
Dê todo o suporte necessário
O cliente sabe que ele deseja um veículo e pode até saber quais são as exigências principais, mas será o vendedor quem irá direcionar para a melhor escolha.
Dê todo o suporte necessário para que o cliente entenda, de maneira fácil, quais são as principais características do veículo que irão agregar em seu dia a dia.
É muito importante que tudo seja dito em linguagem acessível. O vendedor pode até saber dos pormenores da mecânica do carro, mas o consumidor não.
Sendo assim, é importante que todos os detalhes sejam passados de forma transparente e clara para aquela pessoa que está comprando.
É uma nova abordagem de processo de vendas e pode ser mais complexa do que parece. Por isso, investir no treinamento da equipe pode ser uma boa alternativa.Quer saber mais sobre atendimento humanizado na venda de veículos e outras dicas para alavancar o mercado de automóveis? Entre em contato com a equipe Autokeet.